sexta-feira, 29 de junho de 2012

Alunos do Cabral participam do encontro da SBPC em Chapadinha


 Texto extraído do Jornal Estudantil

 
Nos dias 23 e 24 de maio, discentes da 2ª série do turno (matutino), participaram da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no centro de ciências agrárias e ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA) em Chapadinha. O evento tinha como tema: “Sociedade e agricultura familiar”. A iniciativa, tomada pela professora Aldenise Vieira, foi muito bem elogiada pelos discentes, que mostraram dedicação e força de vontade. Durante esses dias, os alunos puderam participar de vinte e dois minicursos, duas mesas redondas, oficinas, e conferências, os quais tiveram como palestrantes e conferencistas renomados pesquisadores de várias instituições: UFMA, UEA, USP, UFRJ, SEDUC/MA, MEC, INCRA, entre outras.
As reuniões regionais têm como objetivo elaborar estratégias para estimular o desenvolvimento tecnológico e científico da região onde o evento é realizado. Por isso, são também inseridos temas relacionados a questões locais, que foram discutidos durante todo o encontro. Na oportunidade, os alunos visitaram o primeiro museu de história natural do leste maranhense, onde foram bem recepcionados pelos alunos do curso de Ciências Biológicas do CCAA/UFMA.
Em entrevista ao JE, a professora Aldenise Vieira relatou sobre a importância da participação dos alunos na reunião da SBPC. Ela disse que o evento contribuiu para mostrar aos discentes que a educação deve ser feita aliando teoria à prática, e que a reunião fez com que eles conhecessem o “mundo científico”, pois um dos objetivos do evento foi explanar os trabalhos desenvolvidos no país, obtidos por
meio de várias pesquisas. Além disso, a participação dos discentes nos minicursos contribuiu para o desenvolvimento humano e intelectual deles, pois os mesmos puderam trocar saberes com graduandos, alunos de diferentes escolas, e com diversos profissionais, já que o público alvo do evento atendia às diversas regiões do Maranhão e do País. Ao ser indagada sobre a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento da escola, a professora declarou: “As oportunidades que surgem, através das atividades pedagógicas, servem como incentivo para toda a Escola, pois esta é uma maneira de mostrar aos alunos a realidade fora da sala de aula, enriquecendo seus conhecimentos, mostrando, assim, que uma educação com compromisso se constrói, primordialmente, preparando uma geração presente para cuidar de uma futura.”
Ao ser entrevistado, o aluno Daniel Monteles falou sobre a satisfação de ter participado da reunião da SBPC. Disse que se sente muito feliz, pois obteve novos conhecimentos biológicos com o minicurso. Na ocasião, também teve o privilégio de conhecer alguns equipamentos utilizados no ramo da Biologia. Conhecimentos esses que o motivou a se interessar ainda mais pela matéria. “A participação no curso abriu mais minha mente para alguns assuntos, e creio que a dos outros alunos também”, comentou o aluno.
Outro discente também entrevistado foi Itallo Cardoso. Ele falou sobre a importância da iniciativa tomada pela professora Aldenise Vieira para a aprendizagem dos alunos. “Eu tenho essa iniciativa como um estímulo para os alunos, pois tendo esse tipo de evento, sempre vai nos dar um impulso maior no aprendizado de algumas matérias”, declarou o entrevistado.
 
Reportagem de Joanderson Marques, Tainara Oliveira, Brena Marinho, Letícia Monteles, Aline Laura, e Cléssya Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário