sexta-feira, 29 de junho de 2012

GOVERNO ESTADUAL EFETIVA CONTRATAÇÕES DE PROFESSORES

Texto extraído do Jornal Estudantil

Com a retomada das contrações de professores, a Escola Cabral Marques normaliza o andamento das suas aulas.




Na sua primeira edição – abril – o Jornal Estudantil publicou a reportagem “TRANSFERÊNCIA DE PROFESSORES”, a qual retratou a triste situação em que se encontrava o corpo docente da Escola Cabral Marques após uma decisão judicial impetrada pelo SINPROESSEMA, e que determinou o Governo Estadual a realizar a suspensão do processo seletivo. O Sinproessema cobrava do Governo a realização de concurso público para que fosse resolvido o déficit existente no quadro de professores do Maranhão. Essa situação gerou uma problemática para as escolas estaduais, principalmente para os alunos, os quais foram os mais prejudicados, sem falar naqueles que estão concluindo o Ensino Médio e irão disputar uma vaga universitária mediante a prova do ENEM.
No final do mês de maio, o Governo, após a Justiça ter deferido o recurso impetrado pelo Estado contra a decisão inicial, que suspendeu o processo seletivo, iniciou a convocação dos professores seletivados no processo simplificado, realizado em março deste ano. Depois dessa decisão, a Escola Cabral Marques, assim como outras escolas estaduais que passaram pela mesma problemática, inicia a reestruturação do seu quadro de docentes. Para obter mais informações sobre a retomada das contratações, a equipe do JE (educação) procurou conversar com a gestora da Escola – a professora Albetiza Meireles da Costa. Segundo ela, as contratações chegaram muito tarde, mesmo assim, ela, juntamente com os docentes, irá procurar uma forma de acelerar um pouco os conteúdos, para que os alunos possam recuperar o que foi perdido. “A gente sabe que não vai ter tudo, mas pelo menos a situação será amenizada”, disse a diretora.
O Jornal ouviu também o professor Eduardo, que leciona em dois turnos – vespertino e noturno. Ele diz que não se sentiu muito bem com a suspensão do seletivo. “A suspensão do seletivo atrapalhou muito os alunos do Cabral Marques, principalmente aos alunos do 3º ano, os quais, neste ano, prestarão o ENEM”, lamentou o docente. Ele disse também que após a decisão do Governo, tudo começa a melhorar no andamento do ano letivo.
Em seguida, o JE falou com o professor Diocélio, que leciona nos turnos matutino, vespertino e noturno. O professor diz que a suspensão do seletivo atrapalhou muito, praticamente todo o processo que foi montado para o ano letivo. “A gente fica triste com esse descaso do Estado”, lamenta. E também disse que espera que os professores os quais vieram agora possam se empenhar o máximo para concluir o segundo semestre. A equipe do JE (educação) procurou ouvir também um pai de aluno, nesse caso, o Sr. José Alto L. Sarmento, mais conhecido como “Zezinho”. “Fiquei muito triste com a falta de professores no início do ano, mas espero que desde já venha dar tudo certo, pois esta é minha maior preocupação como pai”, lamentou o entrevistado. O Jornal não podia deixar de conversar com alguns alunos da Escola. Para a aluna Viviane Vieira, que está concluindo o ensino médio, a falta de professores a prejudicou muito. “Sem professores, como que agente vai “tá” preparado para o ENEM? Pensei logo nessa parte porque o exame é a porta de entrada para uma universidade”, opina a aluna.  Ela faz questão de dizer que está muito feliz com esta nova contratação, embora, para ela, tenha chegado um pouco tarde. O aluno Joanderson Marques também falou ao Jornal. “Me sinto muito feliz porque o governo resolveu contratar novos professores. Espero que os professores trabalhem a todo vapor para recompor as aulas perdidas”,  declarou o aluno.


Com reportagem de Nayres, Ramylle, Romilda, Fabíola, Lucas, Rodrigo e Laís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário