sábado, 5 de maio de 2012

Ministério da saúde iniciará campanha de vacinação contra a gripe

Texto extraído do "Jornal Estudantil"





Com a chegada do inverno, se aproxima uma doença típica desse período, e que atinge muitas pessoas em todo o mundo: a gripe. Ela é responsável pela morte de inúmeras pessoas todos os anos. Os idosos são os mais vulneráveis à doença, uma vez que seus sistemas imunológicos geralmente não combatem esse vírus de forma tão eficaz e, consequentemente, estão mais suscetíveis a enfermidades mais graves decorrentes da gripe. Com isso, o ministério da saúde se preocupou em fazer campanhas contra a gripe para os idosos a partir de 60 anos ou mais, devido à taxa de mortalidade ser tão grande. A ação do Governo Federal tem o objetivo de reduzir os óbitos e as internações causados pela gripe. Porém, o mesmo adverte que as vacinas podem provocar reações nos idosos que apresentam alergia à proteína do ovo de galinha; e que, mesmo o cidadão estando vacinado, ainda é possível contrair o vírus da gripe mesmo, pois algumas pessoas já podem estar com o vírus. Ao tomar a vacina, as pessoas ficarão imunes à doença por um período de um ano, por isso a cada tempo anual é necessário que os cidadãos retornem aos postos de vacinação para uma nova dose da vacina. Isso é necessário pelo fato de o vírus da gripe ser capaz de mudar suas características com frequência.
Em nossa Cidade, a campanha iniciar-se-á no dia 05 de maio, e se estenderá até 25 do mesmo mês. Os locais de onde funcionarão como pontos de vacinação, são: A Praça da igreja matriz, CRAS, hospital Madalena Monteles, Clínica São Francisco. Escolas: Thales Ribeiro, Nadir Monteles e no posto de saúde do Povoado Água Rica. A vacinação se iniciada a partir das 8h, e irá até as 17h.
Os idosos que não conseguirem se vacinar até dia 25, após esse dia as vacinas continuarão sendo distribuídas nos postos de saúde e no Hospital Madalena Monteles; já que o Ministério da Saúde tem uma meta a cumprir referente ao número de idosos que deverá ser vacinado, fazendo com que a campanha se prolongue até atingir seu objetivo. O governo investe muito dinheiro para a compra dessas vacinas, e o preço de uma dose sai em média a R$60,00(sessenta reais). Mas para quem pretende vacinar-se em clínicas particulares, uma dosagem da vacina sai por um valor equivalente ao dobro do citado anteriormente. Algumas são fabricadas no Brasil, já outras são importadas de outros países. Por esse motivo, o Governo determina que todas a doses devem ser utilizadas.
Em entrevista ao Jornal Estudantil, o Secretário de saúde do Município (Fernando Agnaldo dos Santos) disse que desde o início da campanha, há aproximadamente 10 anos, foi reduzido o número de idosos internados com os sintomas da doença. E que, quando esta se agravava, alguns pacientes chegavam até mesmo a óbito. “Com isso a expectativa de vida aumentou muito em nosso país”, concluiu o Secretário.

Reportagem de Mariellen, Elayne, Amanda, Larissa, Natália e Jéssica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário