sábado, 5 de maio de 2012

3º ANO DA ESCOLA CABRAL MARQUES RETOMA PROJETO DO JORNAL ESTUDANTIL EM 2012

 Texto extraído do "Jornal Estudantil"

 Após um ano de inatividade, o Jornal Estudantil volta à ativa


Criado em abril de 2008, o Jornal Estudantil foi um marco histórico para escola Cabral Marques. Sendo o mesmo idealizado pelo docente, prof. Hiulo Rodrigues de Carvalho. Ao ser iniciado pela primeira vez, os discentes enfrentaram algumas dificuldades, entre elas, a falta de recursos tecnológicos, os quais eram escassos no período; barreira que não os impediu de realizarem o trabalho. Em entrevista à líder da equipe de educação de 2008 (Ilzylenne Viana), ela disse que apesar de tudo se sente realizada por ter participado do J.E. “Para mim foi uma experiência nova e única, pois tive a oportunidade de ter o contato com a realidade das pessoas e acontecimentos históricos da sociedade”, declarou a entrevistado. No ano de 2010, os discentes mostraram força de vontade e dedicação total ao projeto, o que resultou no grande sucesso de terem concluído as 7 edições do período.
Este ano, foi com muita satisfação que os discentes do 3º ano da escola Cabral Marques (turno vespertino), juntamente com o idealizador do projeto e com o apoio de TODOS OS MEMBROS da escola, retomaram, no dia 19 de março deste ano, o projeto do Jornal Estudantil.
Com o propósito de procurar desenvolver nos discentes envolvidos o incentivo ao estudo por meio dos acontecimentos do dia a dia, o Jornal Estudantil tem como objetivo maior, informar a população anapuruense sobre os fatos ocorridos na sociedade por meio de reportagens sérias e responsáveis; algo que não ocorre em nossa cidade devido à ausência de um meio específico de comunicação impresso.
Ao ser questionada sobre a importância do J.E para a escola, a gestora do Centro de Ensino – prof.ª Albetiza Meireles da Costa - disse que além de o projeto está dentro do PPP ( projeto político pedagógico) da escola, é de grande importância o seu desenvolvimento para a Escola, pois além de estimular a expressão oral e a produção textual dos alunos, as matérias publicadas expõem os diversos tipos e gêneros textuais. “Ressalto ainda que o jornal estudantil tem o foco voltado para a qualidade do ensino e do aprendizado desenvolvidos nesta escola”, declarou, muito animada, a gestora.
Em entrevista feita ao coordenador do J.E, ele relatou sobre a satisfação de mais uma vez ter a oportunidade de apresentar à sociedade o Jornal Estudantil. “É uma enorme satisfação saber que o trabalho está em continuidade. Apesar dos obstáculos, me sinto feliz por encontrar novas turmas dispostas a trabalhar o projeto; pois não é um processo que se estagna após 30 dias. O mesmo vai exigir de todos os envolvidos uma dedicação durante o ano inteiro. Esta satisfação que sinto é incomensurável, pois não me satisfaz desenvolver um trabalho que fica restrito à sala de aula, sem mostrar aos discentes que existe algo mais, que o mundo precisa ser conquistado; e que um ensino voltado para o desenvolvimento integral do ser é, sem sombras de dúvidas, um ponto imprescindível para que isso ocorra. Como trabalhamos com língua portuguesa a comunicação só vai ser desenvolvida com efetividade se vocês saírem das “quatro paredes” da sala de aula. Neste ano de 2012 temos um diferencial, pois estamos sendo apoiados por toda a equipe docente da Escola; e aproveito pra fazer um agradecimento especial ao professor Jorlan Vieira, visto que o mesmo é o grande incentivador e colaborador do nosso trabalho” concluiu o coordenador do jornal.

Reportagem de Joanderson Marques, Tainara Oliveira, Brena Marinho, Letícia Monteles, Aline Laura e Kléssya Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário