sábado, 21 de setembro de 2013

MEMÓRIA CABRAL MARQUES

RECORDAR É VIVER!


Jossandro, Felipe, João Paulo e Henrique - integrantes do 1º Jornal Estudantil, durante visita ao Sistema Mirante de Comunicação em 2008.
Arquivo Cabral Marques 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MEMÓRIA CABRAL MARQUES

RECORDAR É VIVER!

Luan Lessa, Henrique e outros colegas do inesquecível terceirão de 2008.

Arquivo Cabral Marques

COPA CABRAL MARQUES 2013

Sob comando do professor Aluizio, a escola Cabral Marques começa a entrar no clima de mais uma edição do evento esportivo que já virou tradição. Mais informações em breve.

VEM AÍ


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

2ª FASE DA OBMEP SERÁ REALIZADA NESTE SÁBADO



Atenção alunos que foram classificados para a segunda fase da OBMEP 2013. A segunda fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas será realizada amanhã, 14 de setembro. Tenha acesso a seu cartão na Secretaria da Escola Cabral Marques. Vocês deverão levar caneta (azul ou preta), lápis e borracha, além de um documento de identificação pessoal. O exame terá início às 14h30min, horário de Brasília, mas é essencial chegar com 30 minutos de antecedência na escola Cabral Marques.

Confira abaixo a lista dos alunos aptos a realizar a segunda fase da OBMEP 2013.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ESCOLA CABRAL MARQUES EMOCIONA ANAPURUS COM UM DESFILE CULTURAL QUE JÁ ENTRA PARA A HISTÓRIA



Espetacular, belo, charmoso. Esses foram apenas alguns dos adjetivos usados pelo enorme e caloroso público anapuruense para descrever o desfile cultural de 7 de setembro que a Escola Cabral Marques levou para as ruas de Anapurus. Após várias semanas de trabalho intenso, professores, alunos e demais funcionários conseguiram um resultado brilhante.

O desfile começou por volta de 5 horas da tarde, levando à Praça da Matriz um enorme contingente de pessoas vindas de vários pontos da cidade, povoados e municípios vizinhos. Era visível a emoção no semblante dos professores e alunos logo no começo do desfile. Pouco a pouco os pelotões foram organizados pelos professores. A partir daí começou o belo desfile que emocionou Anapurus. A banda recém formada na Escola Cabral Marques foi um espetáculo à parte. Os pelotões que retratavam os momentos importantes da história do Brasil se destacaram por sua beleza.

Aos poucos o desfile foi evoluindo e o público teve a oportunidade de matar a saudade dos desfiles culturais que há anos não acontecia em nossa cidade.

A escola trouxe para as ruas diversas alas temáticas. Foi feita uma homenagem às gestoras que ajudaram a construir a história do Colégio Cabral Marques. Também foram lembradas as causas sociais que a escola tanto insiste em promover como o combate às drogas, à violência sexual, à fome, incentivo ao esporte e resgate de valores.

O pelotão dos universitários fez uma justa honraria aos alunos que passaram por nossa escola e hoje nos orgulham por estarem ingressos num curso superior. Um pelotão formado por elegantíssimas alunas traziam as armas da educação. Elementos como respeito e União foram lembrados nessa ala.

A escolinha infantil Mundo Encantado abrilhantou ainda mais o desfile mostrando a contribuição da Cultura indígena para a formação do Brasil. Lindas crianças deram um charme diferenciado ao evento.

A chegada dos Europeus foi representada de forma elegante, tal como o legado deixado pela família real no Brasil.

Os africanos que tanto suaram na condição de escravos e contribuíram significativamente com seu trabalho foram homenageados, diga-se de passagem, de forma muito linda. Um grupo de capoeiristas lembrou dessa manifestação tão emblemática para os negros do Brasil.

Ademais, os fatos históricos que antecederam à tão sonhada independência do Brasil foram relatados.

Alguns segmentos religiosos de Anapurus aceitaram o convite da nossa escola e nos ajudaram a desenvolver essa manifestação cívica.

No final da cerimônia professores e demais funcionários desfilaram ao público. O êxtase foi geral no momento da execução dos hinos nacional e da independência. O show pirotécnico deu um final apoteótico ao evento.

Quem teve a honra de testemunhar, sentiu uma emoção diferenciada. Os pais do alunos não tinham vergonha de mostrar as lágrimas que caíam. O orgulho dos nossos queridos alunos estava estampado em nossos rostos.

Nosso desfile é a prova viva de que educação não se faz apenas dentro da sala de aula. Várias lições para a vida podem ser tiradas de atividades culturais dessa natureza. Foi e será sempre essa a proposta da nossa escola.

Foi, sem sombra de dúvidas, um momento histórico para a cidade de Anapurus. Arrepiante! Épico!